O filme que "fechou uma trilogia" de forma perfeita, mostrando um jovem Indiana, numa bela sequência em cima dos vagões de um trem. Além do encontro com seu pai, que rende bons momentos de humor, a aventura e a ação é incessante; da correria em cima dos vagões, tem também cenas com avião, lanchas, ratos no esgoto e o grau elevado de tensão durante a perseguição no deserto em um tanque de guerra. Ao terminar o filme, a vontade é de rever novamente a trilogia perfeita de aventura. Não se faz mais aventura como essas! — Disponível na Disney+
Inspirado em arquivos sobre um grupo secreto formado por Winston Churchill, tendo Ian Fleming, autor de 007 como participante desse grupo, o filme mescla ação e humor para contar a história de militares e criminosos designados a afundar navios nazistas. O filme começa de forma Tarantinesca, violento e com uma bela trilha aos moldes dos clássicos do faroeste, que logo é substituída por jazz, repleto de solos de bateria, muito boa, por sinal, mas que cansa rapidamente por se arrastar no mesmo ritmo até o fim do filme. Henry Cavill pode ser bonitão e marcar presença em tela, mas sempre estranho suas atuações dentro do humor ou agindo como maluco; não desce. Em certo ponto, Alan Ritchson pega um machado, o que poderia render um dos melhores momentos, mas, lamentavelmente a carnificina fica em offscreen. Repleto de erros e acertos, mas diverte.
Filmes sobre possessão demoníaca, fantasmas e o próprio capiroto, viraram motivos de piada e perderam espaço para assassinos em série; cada vez mais conhecemos o lado mais sombrio dos humanos e constatamos que os verdadeiros monstros somos nós; dito isso, é muito gratificante quando um filme com teor mais fantasioso entrega um medo não tão comum nos dias atuais - a vinda do anticristo - e faz isso sem deboche. A trama, por mais previsível que seja para quem viu o filme original de 1976, avança de forma sombria e competente, permeada por uma assustadora trilha sonora, muito parecida com os violinos sinistros de A BRUXA. Alguns momentos geram espanto, especialmente uma incômoda cena de um parto sendo realizado; e mais, uma performance entregue pela protagonista remete ao magnífico POSSESSION de 1981. Esse ano tivemos dois filmes de terror com teor religioso, longe de serem perfeitos, mas certeiros na proposta de fugir um pouco do terrorzinho atual de sustinhos fáceis.
Statham é um apicultor em busca de vingança, descendo a porrada em todo mundo e explodindo prédios milionários. Tem boas cenas de ação que não abusam da câmera frenética e dos cortes rápidos pra gerar tensão; e os cenários tem uma boa estética. Fica visível a tentativa de seguir os passos de JOHN WICK, principalmente quando colocam um prêmio pela cabeça do apicultor, fazendo com que mais brutamontes - e uma mulher insana - vão à caça do personagem de Statham, mas, tudo isso de forma acelerada e sem a mesma potência. De qualquer forma, as boa cenas de porrada, a violência e a analogia das abelhas na ação rendem uma boa sessão. — Disponível no PrimeVideo
Mistura de western com comédia, estrelando Jackie Chan e Owen Wilson, uma dupla que se une apesar das diferenças, da mesma forma que acontece no divertido A HORA DO RUSH, lançado 2 anos antes, só que aqui, sem o mesmo charme e sem a mesma potência na ação. Serve como um passatempo despretensioso, com algumas boas cenas de humor e tomadas aludindo os grandes clássicos do faroeste, em especial, referências ao filmaço MATAR OU MORRER. Filmes do Jackie Chan sempre divertem, seja pela comédia ou pelo malabarismo do astro; uma pena que aqui as cenas de lutas são bem capengas, sem muita empolgação e de uma coreografia bem irregular; vale mesmo pela aventura e por uma ou outra cena onde o chinês pratica suas habilidades se pendurando por aí. — Disponível na Star+
Uma homenagem aos dublês que arriscam suas vidas para entregar o melhor do entretenimento, em cenas explosivas, carros capotando, quedas e muitas situações perigosas; há até piadas sobre a falta da categoria de dublês no Oscar. De forma frenética e cômica, acompanhamos as gravações de um filme, o romance - pouco inspirado - entre Gosling e Blunt e uma trama envolvendo um crime, tudo isso permeado por cenas de ação, explosões e humor. Como entretenimento, funciona que é uma beleza. Não deixem de ver a cena pós-crédito. — Disponível nos Cinemas
Em meio a tantas bombas recente no gênero terror, IMACULADA, longe de ser um filme memorável, não faz tão feio quanto a enxurrada de filmecos do universo James Wan e as sequências desprezíveis dos clássicos. A jovem atriz do momento, além de atuar, é a produtora desse terror religioso sobre a "nova Virgem Maria", que mescla mistério, suspense e um desfecho fora da curva se comparado com o terrorzinho feito para o grande público. A atmosfera inspirada em filmes 70s é evidente, com destaque para SUSPIRIA, e o uso de jumpscares é o mínimo possível; mas o que chama atenção mesmo é a estupenda trilha sonora, bela e assombrosa ao mesmo tempo. Se a maioria dos novos lançamentos tivessem ao menos um pouco do charme desse aqui, reclamaríamos menos do terror atual. — Disponível Nos Cinemas
Com uma deslumbrante estética 80s, o filme nos conta uma história de amor, sonho e crime. A primeira metade, repleta de corpos suados na academia e muito erotismo, onde as cores quentes, junto da atração sexual entre as protagonistas, faz com que o filme exale muita sensualidade; após isso, acompanhamos um misto suspense e tensão, com cenas violentas e sangrentas, no melhor estilo dos filmes dos Coens. O destaque fica mesmo nas atuações e no visual 80s, além de alguns momentos que podem gerar estranheza em boa parte do público, especialmente em seu desfecho. O personagem bizarro de Ed Harris merecia um filme solo, mostrando os acontecimentos anteriores (sem dar spoilers, ali tem coisas a serem contadas). — Disponível nos Cinemas
Filme queridinho pelo público que mesmo após mais de 20 anos continua popular e mencionado. Na trama, Lola tem apenas vinte minutos para arrumar uma boa quantia em dinheiro para salvar seu namorado. Vale destacar, em primeiro lugar, o excelente trabalho de edição, muito eficaz durante os seguimentos frenéticos, e a trilha sonora eletrônica se encaixa perfeitamente com a agilidade do filme, que entrega três tipos de desfecho, sempre dependendo das atitudes de Lola, o mesmo que acontece no polonês SORTE CEGA, de 1987. Por mais interessante e vibrante que seja, a estética de videoclipe nunca foi meu forte, mas entendo o entusiasmo das pessoas que viram o filme naquela época em que os clipes dominavam a TV. — HBO / Sony
Filme visceral que ganhou até indicação ao Oscar; um thriller muito competente, com uma estética que pode agradar amantes de filmes como MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, QUADRILHA DE SÁDICOS e ANIVERSÁRIO MACABRO, só pra citar alguns exemplos. Um passeio pelas correntezas entre amigos, que se inicia com um duelo de banjo, muito animado, logo se torna um pesadelo, quando dois dos aventureiros são capturados, sendo que um deles sofre abuso sexual. A partir daí o longa toma um rumo não tão aventureiro assim, entregando cenas tensas pelas correntezas, ocultação de cadáver e luta pela sobrevivência. Há uma mudada de planos sobre quem é o protagonista, quando da metade para o final, o mais certinho da turma precisa despertar seu lado mais selvagem para proteger sua vida e a de seus amigos, se tornando o salvador e o casca-grossa da história, antes caracterizado pelo personagem de Burt Reynolds. Filmão! — Disponível na Looke
Revisão de um dos meus filmes favoritos sobre a vida noturna. Assim como em DE OLHOS BEM FECHADOS - o meu favorito dentro desse estilo - o protagonista sai noite afora, sem rumo, encontrando pessoas, lugares e situações que só a madrugada reserva. A noite lhe entrega belas mulheres e pessoas gentis, que surgem como "presentes", mas na verdade são embrulhos de um pesadelo. Scorsese parece conhecer bem a vida noturna, sempre presente em muito de seus filmes; ele sabe como criar a atmosfera perfeita, sabe como nos fazer sentir na pele e, pra quem já foi um andarilho das noites, é impossível não se identificar e relembrar momentos. Um filme pouco lembrado, infelizmente, e que pra muitos tem suas imperfeições, mas, assim como uma noite não planejada, onde você não sabe o que vai encontrar - e pode encontrar de tudo! - o filme funciona perfeitamente da mesma forma, como se não tivesse um destino, como se não soubesse como irá criar um desfecho; o longa é isso, uma caminhada pra qualquer lugar, pra se apreciar, ou não, a jornada noite adentro e os seus "seres" noturnos. — AppleTv / Looke
Vi muita gente rasgando elogios para um tal filme de aranhas, todas elas falando de uma tal cena tensa dentro de um corredor; claro que fiquei curioso em assistir. Dei o play, estranhei de início mas logo me envolvi com os personagens (falaram que o filme tem boas criticas), e já imaginei os dramas que iriam surgir com a senhora com alzheimer, a mãe com filhos pequenos e trabalhadora, o padrasto tentando criar laços com a menina, a garota meio rebelde e a vizinha em luto pelos filhos e marido. E, toda vez que a garota se arrastava pelos "Dutos" eu ficava aguardando a tal cena tensa do "Corredor". Foi somente quando o filme acabou que me dei conta de que vi o filme errado; era pra eu ter assistido o francês VERMIN ao invés desse! Suspeito que STING foi feito pra surfar na onda de VERMIN, já que muita coisa é parecida e pode enganar os desavisados como eu, que assistiu um filme meia-boca de uma aranha alienígena em CGI.
Pra esse mês, pedi indicações de filmes viking. O Jonathan Rodrigues indicou esse; o escolhi por ser bem popular. Quando eu era adolescente, li um livro chamado DEVORADORES DE MORTOS, que eu comprei só por causa do título, e me encantei com a assombrosa história sobre criaturas que chegam com a névoa para destroçar os vikings - até me inspirei e escrevi um conto chamado NÉVOA NO FUNERAL, sobre seres que também são carregados por uma névoa sinistra. O filme é uma adaptação desse livro, que estampa Antonio Banderas no poster, sendo que ele nem é o personagem mais foda da trama. As cenas de batalhas, apesar de terem uma estética bonita, deixam a desejar, especialmente em sua resolução final, mas a brutalidade das decapitações compensa isso. É um bom filme, de boa ambientação e com personagens interessantes, bem mais interessantes que o Banderas. — Star+
Animação francesa focada na cultura africana, sobre uma criança que conversa com sua mãe ainda de dentro da barriga, nasce sozinha, e já nos primeiros minutos de vida, passa a resolver alguns problemas em sua aldeia. O garoto Kiriku precisa descobrir um jeito de deter a feiticeira que secou a água, devorou homens e trouxe o terror para todos. A canção principal do filme é "Kiriku é pequeno, mas tem seu valor", e essa é a base da animação, demonstrar que não importa o seu tamanho ou se as pessoas não acreditam em você, o que importa é o valor que você pode proporcionar, e isso é feito sem aquele discurso brega motivacional, tudo flui naturalmente. Há um vilão, e há também a ideia de como o poder é construído através do medo. Boa animação que eu nunca tinha ouvido falar, talvez pelo fato da nudez ser bem presente durante todo o filme, fazendo com que ela não fosse muito exibida em escolas ou na TV. — YouTube
Revisão desse que fez parte da minha infância, mas, lembrava vagamente de uma ou outra cena. Jet Li em sua melhor forma, demonstrando todos os movimentos possíveis, assim como a recente ganhadora do Oscar Michelle Yeoh, que também dá um show de golpes e piruetas. Filme exagerado do jeito que todo amante de Wuxia gosta, cheio de malabarismos, pancadaria e um monte de gente rodopiando no ar. — YouTube
Adaptação do conto de Stephen King que rende um bom mistério inicial - caso você não saiba nada sobre a trama - mas que aos poucos demonstra não passar de um filme meia-boca que, apesar de ter uma boa caracterização da criatura, todo o resto não empolga, e você passa o filme todo interessado apenas nas cenas de mortes. Exceto pela atuação doidona do Brad Dourif, o resto do elenco vai mal, tanto nas atuações como nas motivações; o vilão do filme é o chefe dos trabalhadores, mas seu personagem é tão ruim que nem dá pra chama-lo de vilão, ainda mais nos momentos finais, quando parece ter sido possuído, sem mais nem menos, por algum psicopata que quer matar todo mundo, tudo isso só pra dar uma tensão a mais para o desfecho. Filme legal de assistir durante a noite de Lua Cheia, já que o clima de terror 90s me encanta, por isso o escolhi pra ver ontem à noite; tirando isso, o resultado é irregular. — YouTube
Revisão de um dos meus filmes favoritos. Tranqueira italiana que continua me agradando, mesmo após anos de eu ter assistido pela primeira vez. Adoro como o filme consegue criar um clima de suspense nos momentos iniciais, entregando em seguida a ação e o horror desenfreado, com seus infectados pela radiação matando geral. Apesar das maquiagens toscas, há momentos de gore e mutilações, não tão gráficos como outros filmes dessa safra italiana, mas ainda assim, capazes de agradar aos fãs do gênero. Falei de como gosto de como o filme se inicia, e ainda mais de como ele termina, que foi uma boa sacada para a época. Esse seria o tipo de remake que eu gostaria de ver, ainda mais se realmente fosse dirigido por Tom Savini, mas até hoje, nada! — Assista no VK
Um péssimo roteiro, situações forçadas e uma trilha sonora ruim que nada combina com o filme, mas, não foi pra isso que eu dei o play; eu estava a procura de ação e nada mais. Acho que esse é o filme com as melhores cenas de luta que vi com o Statham, especialmente a cena dos machados, que é bem coreografada e com golpes muito bons. Ótimo entretenimento com adrenalina pura, do início ao fim; se busca algo a mais, passe longe. — Assista na Star+
A internet ficou toda alvoroçada com esse filme, ainda mais com as notícias de supostas "cenas de sexo" entre Jenna Ortega e Martin Freeman, o que pra mim não passou de um marketing falso pra atrair o público, já que não há NENHUMA cena de sexo no filme. A busca mais famosa por esse filme em redes como o TikTok, por exemplo, era "Jenna Ortega e o Velho" ou "Jenna Ortega dando para o velho, video completo", pra você ter uma ideia da curiosidade dos jovens. O longa envolve a literatura e a relação entre professor e aluno, e se estivesse nas mãos de uma melhor direção, roteiro e atuações, poderia ser algo no mínimo interessante, mas aqui nada funciona, e ao fim da sessão você fica procurando qual mensagem o filme quis passar. Jenna Ortega parece não estar preparada para esse tipo de papel, ela até tenta ser sexy, sedutora, mas demonstra um certo desconforto em sua atuação, como se não quisesse estar ali, o mesmo vale para o Martin Freeman; sendo assim, o melhor personagem acaba sendo o amigo do professor, um sujeito carismático que deixa o filme mais leve toda vez que entra em cena. Exceto por alguns pontos, é um filme altamente descartável. Os poucos segundos da Jenna Ortega no filme "X" é muito mais explicito do que os 90 minutos desse aqui.
Há relatos de desmaios durante a sessão desse Torture Porn dirigido por Mel Gibson, e eu não duvido nada; imagino pessoas indo ao cinema esperando mais um filme sobre a vida de Jesus, se deparando com um show de torturas. Existe alguns pequenos flashbacks mostrando alguns momentos marcantes da bíblia, mas, 90% da projeção se resume ao dilaceramento da carne; e não é à toa que você encontra esse filme em listas de "Filmes Perturbadores" ou "Filmes Mais Violentos". Acompanhamos as últimas 12 horas de Jesus, que se inicia numa cena à noite, de tom azulado e com uma atmosfera que lembra os filmes de terror; após isso, a tonalidade vermelha toma conta da tela, e daí em diante, embarcamos por algumas horas de agonia. Apesar de se tornar cansativo em certo ponto, conta uma baita direção e fotografia. — Assista na Star+
Vencedor do Oscar de melhor animação, muito merecido, pois entrega tudo o que tem de melhor; tudo mesmo, desde as espetaculares imagens marítimas, o roteiro bem elaborado, o otimo elenco de dubladores, o ritmo que faz cada segundo valer a pena e os personagens cativantes, todos eles muito bem desenvolvidos, cada um com sua característica, entregando boas doses de humor e drama. Para quem conhece o mínimo sobre os seres do mar vai "pescar" muitas das referencias. Baita animação sobre coragem e os efeitos da superproteção. — Assista no Disney+
Filme que Tarantino faz referência em KILL BILL, utilizando do mesmo efeito sonoro durante as lutas (aquele famoso sinal de alerta). Repleto de pancadaria, praticamente a todo momento, com boa coreografia e violência gráfica. Senti falta de um maior destaque durante o treinamento do protagonista, para acompanharmos sua evolução, mas, os saltos no tempo não estragam em nada a experiência. Baita filme, com momentos memoráveis e altamente copiados até os dias de hoje, e ainda conta com um protagonista com cara de Tony Jaa, garanhão, que deixa duas personagens doidinhas por ele o filme todo. — Assista na MUBI / VK
Todo mundo deve ter preconceito com algum filme; eu tinha com esse. Esperava algo totalmente diferente e sem graça, e no fim, acabei curtindo o resultado. Um bom entretenimento, ágil e com momentos de roer as unhas, como a cena da tentativa de assalto a um caminhão, ou as corridas em câmera acelerada que lembra o estilo de MAD MAX. A trilha sonora não empolga no início, mas aos poucos vai melhorando, assim como a trama, que vai melhorando conforme o filme avança, especialmente pela dupla Paul Walker e Vin Diesel que, da mesma forma que os filmes da década de 80 e 90, entregam a famosa dupla do policial e do bandido que viram amigos. Ótima abertura para uma franquia, e imagino que os próximos filmes são ainda mais frenéticos e exagerados, com muito mais ação e com muitos outros astros que eu gosto bastante. — Assista na Netflix.
Agradável comédia romântica com um roteiro bem escrito, que aproveita muito bem os personagens secundários, entrelaçando todas as tramas nos minutos finais. As cenas noturnas, onde a Lua estampa o céu, realmente enfeitiça e parece nos convidar para uma caminhada à noite, junto disso, a bela e suave trilha sonora composta por saxofone engrandece as imagens. Diverte pelas situações, diálogos, personagens carismáticos e pelo excesso de triângulos amorosos e infidelidades, que aqui não são tratados de forma dramática e trágica, e sim, com muito humor. — Assista na MGM+ / AppleTV
Indiana Jones e a Última Cruzada
4.0 487 Assista AgoraO filme que "fechou uma trilogia" de forma perfeita, mostrando um jovem Indiana, numa bela sequência em cima dos vagões de um trem. Além do encontro com seu pai, que rende bons momentos de humor, a aventura e a ação é incessante; da correria em cima dos vagões, tem também cenas com avião, lanchas, ratos no esgoto e o grau elevado de tensão durante a perseguição no deserto em um tanque de guerra. Ao terminar o filme, a vontade é de rever novamente a trilogia perfeita de aventura. Não se faz mais aventura como essas!
— Disponível na Disney+
*Dica: 007 - Viva e Deixe Morrer (1973)
The Ministry of Ungentlemanly Warfare
3.0 28Inspirado em arquivos sobre um grupo secreto formado por Winston Churchill, tendo Ian Fleming, autor de 007 como participante desse grupo, o filme mescla ação e humor para contar a história de militares e criminosos designados a afundar navios nazistas. O filme começa de forma Tarantinesca, violento e com uma bela trilha aos moldes dos clássicos do faroeste, que logo é substituída por jazz, repleto de solos de bateria, muito boa, por sinal, mas que cansa rapidamente por se arrastar no mesmo ritmo até o fim do filme. Henry Cavill pode ser bonitão e marcar presença em tela, mas sempre estranho suas atuações dentro do humor ou agindo como maluco; não desce. Em certo ponto, Alan Ritchson pega um machado, o que poderia render um dos melhores momentos, mas, lamentavelmente a carnificina fica em offscreen. Repleto de erros e acertos, mas diverte.
*Dica: Bastardos Inglórios (2009)
A Primeira Profecia
3.5 196Filmes sobre possessão demoníaca, fantasmas e o próprio capiroto, viraram motivos de piada e perderam espaço para assassinos em série; cada vez mais conhecemos o lado mais sombrio dos humanos e constatamos que os verdadeiros monstros somos nós; dito isso, é muito gratificante quando um filme com teor mais fantasioso entrega um medo não tão comum nos dias atuais - a vinda do anticristo - e faz isso sem deboche. A trama, por mais previsível que seja para quem viu o filme original de 1976, avança de forma sombria e competente, permeada por uma assustadora trilha sonora, muito parecida com os violinos sinistros de A BRUXA. Alguns momentos geram espanto, especialmente uma incômoda cena de um parto sendo realizado; e mais, uma performance entregue pela protagonista remete ao magnífico POSSESSION de 1981. Esse ano tivemos dois filmes de terror com teor religioso, longe de serem perfeitos, mas certeiros na proposta de fugir um pouco do terrorzinho atual de sustinhos fáceis.
*Dica: Imaculada (2024)
Beekeeper: Rede de Vingança
3.3 165 Assista AgoraStatham é um apicultor em busca de vingança, descendo a porrada em todo mundo e explodindo prédios milionários. Tem boas cenas de ação que não abusam da câmera frenética e dos cortes rápidos pra gerar tensão; e os cenários tem uma boa estética. Fica visível a tentativa de seguir os passos de JOHN WICK, principalmente quando colocam um prêmio pela cabeça do apicultor, fazendo com que mais brutamontes - e uma mulher insana - vão à caça do personagem de Statham, mas, tudo isso de forma acelerada e sem a mesma potência. De qualquer forma, as boa cenas de porrada, a violência e a analogia das abelhas na ação rendem uma boa sessão.
— Disponível no PrimeVideo
*Dica: John Wick (2014)
Bater ou Correr
3.2 225 Assista AgoraMistura de western com comédia, estrelando Jackie Chan e Owen Wilson, uma dupla que se une apesar das diferenças, da mesma forma que acontece no divertido A HORA DO RUSH, lançado 2 anos antes, só que aqui, sem o mesmo charme e sem a mesma potência na ação. Serve como um passatempo despretensioso, com algumas boas cenas de humor e tomadas aludindo os grandes clássicos do faroeste, em especial, referências ao filmaço MATAR OU MORRER. Filmes do Jackie Chan sempre divertem, seja pela comédia ou pelo malabarismo do astro; uma pena que aqui as cenas de lutas são bem capengas, sem muita empolgação e de uma coreografia bem irregular; vale mesmo pela aventura e por uma ou outra cena onde o chinês pratica suas habilidades se pendurando por aí.
— Disponível na Star+
*Dica: Matar ou Morrer (1952)
O Dublê
3.5 152🎬 O Dublê
©️ 2024 / David Leitch / 🇺🇲 EUA
Uma homenagem aos dublês que arriscam suas vidas para entregar o melhor do entretenimento, em cenas explosivas, carros capotando, quedas e muitas situações perigosas; há até piadas sobre a falta da categoria de dublês no Oscar. De forma frenética e cômica, acompanhamos as gravações de um filme, o romance - pouco inspirado - entre Gosling e Blunt e uma trama envolvendo um crime, tudo isso permeado por cenas de ação, explosões e humor. Como entretenimento, funciona que é uma beleza. Não deixem de ver a cena pós-crédito.
— Disponível nos Cinemas
*Dica: Drive (2011)
Imaculada
3.1 228Em meio a tantas bombas recente no gênero terror, IMACULADA, longe de ser um filme memorável, não faz tão feio quanto a enxurrada de filmecos do universo James Wan e as sequências desprezíveis dos clássicos. A jovem atriz do momento, além de atuar, é a produtora desse terror religioso sobre a "nova Virgem Maria", que mescla mistério, suspense e um desfecho fora da curva se comparado com o terrorzinho feito para o grande público. A atmosfera inspirada em filmes 70s é evidente, com destaque para SUSPIRIA, e o uso de jumpscares é o mínimo possível; mas o que chama atenção mesmo é a estupenda trilha sonora, bela e assombrosa ao mesmo tempo. Se a maioria dos novos lançamentos tivessem ao menos um pouco do charme desse aqui, reclamaríamos menos do terror atual.
— Disponível Nos Cinemas
*Dica: Benedetta (2021)
Love Lies Bleeding: O Amor Sangra
3.6 150Com uma deslumbrante estética 80s, o filme nos conta uma história de amor, sonho e crime. A primeira metade, repleta de corpos suados na academia e muito erotismo, onde as cores quentes, junto da atração sexual entre as protagonistas, faz com que o filme exale muita sensualidade; após isso, acompanhamos um misto suspense e tensão, com cenas violentas e sangrentas, no melhor estilo dos filmes dos Coens. O destaque fica mesmo nas atuações e no visual 80s, além de alguns momentos que podem gerar estranheza em boa parte do público, especialmente em seu desfecho. O personagem bizarro de Ed Harris merecia um filme solo, mostrando os acontecimentos anteriores (sem dar spoilers, ali tem coisas a serem contadas).
— Disponível nos Cinemas
*Dica: Thelma & Louise (1991)
Corra, Lola, Corra
3.8 1,1K Assista AgoraFilme queridinho pelo público que mesmo após mais de 20 anos continua popular e mencionado. Na trama, Lola tem apenas vinte minutos para arrumar uma boa quantia em dinheiro para salvar seu namorado.
Vale destacar, em primeiro lugar, o excelente trabalho de edição, muito eficaz durante os seguimentos frenéticos, e a trilha sonora eletrônica se encaixa perfeitamente com a agilidade do filme, que entrega três tipos de desfecho, sempre dependendo das atitudes de Lola, o mesmo que acontece no polonês SORTE CEGA, de 1987.
Por mais interessante e vibrante que seja, a estética de videoclipe nunca foi meu forte, mas entendo o entusiasmo das pessoas que viram o filme naquela época em que os clipes dominavam a TV.
— HBO / Sony
*Dica: Sorte Cega (1987)
Amargo Pesadelo
3.9 199 Assista AgoraFilme visceral que ganhou até indicação ao Oscar; um thriller muito competente, com uma estética que pode agradar amantes de filmes como MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, QUADRILHA DE SÁDICOS e ANIVERSÁRIO MACABRO, só pra citar alguns exemplos. Um passeio pelas correntezas entre amigos, que se inicia com um duelo de banjo, muito animado, logo se torna um pesadelo, quando dois dos aventureiros são capturados, sendo que um deles sofre abuso sexual. A partir daí o longa toma um rumo não tão aventureiro assim, entregando cenas tensas pelas correntezas, ocultação de cadáver e luta pela sobrevivência. Há uma mudada de planos sobre quem é o protagonista, quando da metade para o final, o mais certinho da turma precisa despertar seu lado mais selvagem para proteger sua vida e a de seus amigos, se tornando o salvador e o casca-grossa da história, antes caracterizado pelo personagem de Burt Reynolds. Filmão!
— Disponível na Looke
*Dica: Sob o Domínio do Medo (1971)
Depois de Horas
4.0 457 Assista AgoraRevisão de um dos meus filmes favoritos sobre a vida noturna. Assim como em DE OLHOS BEM FECHADOS - o meu favorito dentro desse estilo - o protagonista sai noite afora, sem rumo, encontrando pessoas, lugares e situações que só a madrugada reserva. A noite lhe entrega belas mulheres e pessoas gentis, que surgem como "presentes", mas na verdade são embrulhos de um pesadelo. Scorsese parece conhecer bem a vida noturna, sempre presente em muito de seus filmes; ele sabe como criar a atmosfera perfeita, sabe como nos fazer sentir na pele e, pra quem já foi um andarilho das noites, é impossível não se identificar e relembrar momentos. Um filme pouco lembrado, infelizmente, e que pra muitos tem suas imperfeições, mas, assim como uma noite não planejada, onde você não sabe o que vai encontrar - e pode encontrar de tudo! - o filme funciona perfeitamente da mesma forma, como se não tivesse um destino, como se não soubesse como irá criar um desfecho; o longa é isso, uma caminhada pra qualquer lugar, pra se apreciar, ou não, a jornada noite adentro e os seus "seres" noturnos.
— AppleTv / Looke
*Dica: De Olhos bem Fechados (1999)
Sting: Aranha Assassina
2.7 33Vi muita gente rasgando elogios para um tal filme de aranhas, todas elas falando de uma tal cena tensa dentro de um corredor; claro que fiquei curioso em assistir. Dei o play, estranhei de início mas logo me envolvi com os personagens (falaram que o filme tem boas criticas), e já imaginei os dramas que iriam surgir com a senhora com alzheimer, a mãe com filhos pequenos e trabalhadora, o padrasto tentando criar laços com a menina, a garota meio rebelde e a vizinha em luto pelos filhos e marido. E, toda vez que a garota se arrastava pelos "Dutos" eu ficava aguardando a tal cena tensa do "Corredor". Foi somente quando o filme acabou que me dei conta de que vi o filme errado; era pra eu ter assistido o francês VERMIN ao invés desse! Suspeito que STING foi feito pra surfar na onda de VERMIN, já que muita coisa é parecida e pode enganar os desavisados como eu, que assistiu um filme meia-boca de uma aranha alienígena em CGI.
*Dica: Malditas Aranhas (2002)
O 13º Guerreiro
3.4 128 Assista AgoraPra esse mês, pedi indicações de filmes viking. O Jonathan Rodrigues indicou esse; o escolhi por ser bem popular. Quando eu era adolescente, li um livro chamado DEVORADORES DE MORTOS, que eu comprei só por causa do título, e me encantei com a assombrosa história sobre criaturas que chegam com a névoa para destroçar os vikings - até me inspirei e escrevi um conto chamado NÉVOA NO FUNERAL, sobre seres que também são carregados por uma névoa sinistra. O filme é uma adaptação desse livro, que estampa Antonio Banderas no poster, sendo que ele nem é o personagem mais foda da trama. As cenas de batalhas, apesar de terem uma estética bonita, deixam a desejar, especialmente em sua resolução final, mas a brutalidade das decapitações compensa isso. É um bom filme, de boa ambientação e com personagens interessantes, bem mais interessantes que o Banderas.
— Star+
*Dica: O Guerreiro Silencioso (2009)
Kiriku e a Feiticeira
3.9 189Animação francesa focada na cultura africana, sobre uma criança que conversa com sua mãe ainda de dentro da barriga, nasce sozinha, e já nos primeiros minutos de vida, passa a resolver alguns problemas em sua aldeia. O garoto Kiriku precisa descobrir um jeito de deter a feiticeira que secou a água, devorou homens e trouxe o terror para todos. A canção principal do filme é "Kiriku é pequeno, mas tem seu valor", e essa é a base da animação, demonstrar que não importa o seu tamanho ou se as pessoas não acreditam em você, o que importa é o valor que você pode proporcionar, e isso é feito sem aquele discurso brega motivacional, tudo flui naturalmente. Há um vilão, e há também a ideia de como o poder é construído através do medo. Boa animação que eu nunca tinha ouvido falar, talvez pelo fato da nudez ser bem presente durante todo o filme, fazendo com que ela não fosse muito exibida em escolas ou na TV.
— YouTube
Batalha de Honra
3.8 62Revisão desse que fez parte da minha infância, mas, lembrava vagamente de uma ou outra cena. Jet Li em sua melhor forma, demonstrando todos os movimentos possíveis, assim como a recente ganhadora do Oscar Michelle Yeoh, que também dá um show de golpes e piruetas. Filme exagerado do jeito que todo amante de Wuxia gosta, cheio de malabarismos, pancadaria e um monte de gente rodopiando no ar.
— YouTube
*Dica: Era uma Vez na China (1991)
A Criatura do Cemitério
2.7 83Adaptação do conto de Stephen King que rende um bom mistério inicial - caso você não saiba nada sobre a trama - mas que aos poucos demonstra não passar de um filme meia-boca que, apesar de ter uma boa caracterização da criatura, todo o resto não empolga, e você passa o filme todo interessado apenas nas cenas de mortes. Exceto pela atuação doidona do Brad Dourif, o resto do elenco vai mal, tanto nas atuações como nas motivações; o vilão do filme é o chefe dos trabalhadores, mas seu personagem é tão ruim que nem dá pra chama-lo de vilão, ainda mais nos momentos finais, quando parece ter sido possuído, sem mais nem menos, por algum psicopata que quer matar todo mundo, tudo isso só pra dar uma tensão a mais para o desfecho. Filme legal de assistir durante a noite de Lua Cheia, já que o clima de terror 90s me encanta, por isso o escolhi pra ver ontem à noite; tirando isso, o resultado é irregular.
— YouTube
*Dica: Roedores da Noite (1995)
Cidade Maldita
3.1 44Revisão de um dos meus filmes favoritos. Tranqueira italiana que continua me agradando, mesmo após anos de eu ter assistido pela primeira vez. Adoro como o filme consegue criar um clima de suspense nos momentos iniciais, entregando em seguida a ação e o horror desenfreado, com seus infectados pela radiação matando geral. Apesar das maquiagens toscas, há momentos de gore e mutilações, não tão gráficos como outros filmes dessa safra italiana, mas ainda assim, capazes de agradar aos fãs do gênero. Falei de como gosto de como o filme se inicia, e ainda mais de como ele termina, que foi uma boa sacada para a época. Esse seria o tipo de remake que eu gostaria de ver, ainda mais se realmente fosse dirigido por Tom Savini, mas até hoje, nada!
— Assista no VK
*Dica: Feitiço do Tempo (1993)
Carga Explosiva
3.3 341 Assista AgoraUm péssimo roteiro, situações forçadas e uma trilha sonora ruim que nada combina com o filme, mas, não foi pra isso que eu dei o play; eu estava a procura de ação e nada mais. Acho que esse é o filme com as melhores cenas de luta que vi com o Statham, especialmente a cena dos machados, que é bem coreografada e com golpes muito bons. Ótimo entretenimento com adrenalina pura, do início ao fim; se busca algo a mais, passe longe.
— Assista na Star+
*Dica: Drive (2011)
A Garota de Miller
2.2 53 Assista AgoraA internet ficou toda alvoroçada com esse filme, ainda mais com as notícias de supostas "cenas de sexo" entre Jenna Ortega e Martin Freeman, o que pra mim não passou de um marketing falso pra atrair o público, já que não há NENHUMA cena de sexo no filme. A busca mais famosa por esse filme em redes como o TikTok, por exemplo, era "Jenna Ortega e o Velho" ou "Jenna Ortega dando para o velho, video completo", pra você ter uma ideia da curiosidade dos jovens. O longa envolve a literatura e a relação entre professor e aluno, e se estivesse nas mãos de uma melhor direção, roteiro e atuações, poderia ser algo no mínimo interessante, mas aqui nada funciona, e ao fim da sessão você fica procurando qual mensagem o filme quis passar. Jenna Ortega parece não estar preparada para esse tipo de papel, ela até tenta ser sexy, sedutora, mas demonstra um certo desconforto em sua atuação, como se não quisesse estar ali, o mesmo vale para o Martin Freeman; sendo assim, o melhor personagem acaba sendo o amigo do professor, um sujeito carismático que deixa o filme mais leve toda vez que entra em cena. Exceto por alguns pontos, é um filme altamente descartável. Os poucos segundos da Jenna Ortega no filme "X" é muito mais explicito do que os 90 minutos desse aqui.
*Dica: Garotas Selvagens (1998)
A Paixão de Cristo
3.7 1,2K Assista AgoraHá relatos de desmaios durante a sessão desse Torture Porn dirigido por Mel Gibson, e eu não duvido nada; imagino pessoas indo ao cinema esperando mais um filme sobre a vida de Jesus, se deparando com um show de torturas. Existe alguns pequenos flashbacks mostrando alguns momentos marcantes da bíblia, mas, 90% da projeção se resume ao dilaceramento da carne; e não é à toa que você encontra esse filme em listas de "Filmes Perturbadores" ou "Filmes Mais Violentos". Acompanhamos as últimas 12 horas de Jesus, que se inicia numa cena à noite, de tom azulado e com uma atmosfera que lembra os filmes de terror; após isso, a tonalidade vermelha toma conta da tela, e daí em diante, embarcamos por algumas horas de agonia. Apesar de se tornar cansativo em certo ponto, conta uma baita direção e fotografia.
— Assista na Star+
*Dica: A Última Tentação de Cristo (1988)
Procurando Nemo
4.2 1,9K Assista AgoraVencedor do Oscar de melhor animação, muito merecido, pois entrega tudo o que tem de melhor; tudo mesmo, desde as espetaculares imagens marítimas, o roteiro bem elaborado, o otimo elenco de dubladores, o ritmo que faz cada segundo valer a pena e os personagens cativantes, todos eles muito bem desenvolvidos, cada um com sua característica, entregando boas doses de humor e drama. Para quem conhece o mínimo sobre os seres do mar vai "pescar" muitas das referencias. Baita animação sobre coragem e os efeitos da superproteção.
— Assista no Disney+
*Dica: A Pequena Sereia (1989)
Cinco Dedos de Violência
3.6 22 Assista AgoraFilme que Tarantino faz referência em KILL BILL, utilizando do mesmo efeito sonoro durante as lutas (aquele famoso sinal de alerta). Repleto de pancadaria, praticamente a todo momento, com boa coreografia e violência gráfica. Senti falta de um maior destaque durante o treinamento do protagonista, para acompanharmos sua evolução, mas, os saltos no tempo não estragam em nada a experiência. Baita filme, com momentos memoráveis e altamente copiados até os dias de hoje, e ainda conta com um protagonista com cara de Tony Jaa, garanhão, que deixa duas personagens doidinhas por ele o filme todo.
— Assista na MUBI / VK
*Dica: Kill Bill ((2003)
Velozes e Furiosos
3.4 626 Assista AgoraTodo mundo deve ter preconceito com algum filme; eu tinha com esse. Esperava algo totalmente diferente e sem graça, e no fim, acabei curtindo o resultado. Um bom entretenimento, ágil e com momentos de roer as unhas, como a cena da tentativa de assalto a um caminhão, ou as corridas em câmera acelerada que lembra o estilo de MAD MAX. A trilha sonora não empolga no início, mas aos poucos vai melhorando, assim como a trama, que vai melhorando conforme o filme avança, especialmente pela dupla Paul Walker e Vin Diesel que, da mesma forma que os filmes da década de 80 e 90, entregam a famosa dupla do policial e do bandido que viram amigos. Ótima abertura para uma franquia, e imagino que os próximos filmes são ainda mais frenéticos e exagerados, com muito mais ação e com muitos outros astros que eu gosto bastante.
— Assista na Netflix.
*Dica: 60 Segundos (1974)
Feitiço da Lua
3.4 204 Assista AgoraAgradável comédia romântica com um roteiro bem escrito, que aproveita muito bem os personagens secundários, entrelaçando todas as tramas nos minutos finais. As cenas noturnas, onde a Lua estampa o céu, realmente enfeitiça e parece nos convidar para uma caminhada à noite, junto disso, a bela e suave trilha sonora composta por saxofone engrandece as imagens. Diverte pelas situações, diálogos, personagens carismáticos e pelo excesso de triângulos amorosos e infidelidades, que aqui não são tratados de forma dramática e trágica, e sim, com muito humor.
— Assista na MGM+ / AppleTV
*Dica: Amor a Toda Prova (2011)