Identidade propria autoral = zero Identidade Hollywood = 100.
Mas o diretor sabe o q esta fazendo com a camera e como fazer.
Porem o figurino e direcao de arte no geral eh pessima. As roupas de absolutamente tds eh extremamente aseada e nova em folha, como q se fossem modelos fotograficos.
A obra eh bastante agitada; eu diria q apressada; isso reduziu drasticamente os momentos de choque nas reviravoltas.
o irmao foi um personagem deixado de lado completamente, vc acha q ele eh co-protagonista, mas o roteiro nao soube o q fazer com ele dps q eles vao a casa da ex-esposa do protagonista.
Enfim, achei aguado, bem pras massas, sem personalidade autoral, tentou emular Hollywood. Mas eh eficiente.
vai levar 3 estrelas pq a direcao de camera eh agil, e a fotografia eh inteligente e paga homenagens a hitchcok e nosferatu.
E tb pela atuacao do Barry. roteiro com personagens mal desenvolvidos e alguns deles sao caricaturas. Sustenta-se por 2 reviravoltas.
Ao final da projecao, td o q se consegue pensar eh q ja vimos um enredo daquele inumeras vezes e mto mais bem construido e audaz.
Sim, msm as tais cenas sexuais foram mto inssossas e em conssonancia com regras do Youtube.
nao achei moralista e sequer misantropo, mas ressoo o q vc comentou. E mais, pode ser perigoso pq o espectador mais generico, o espectado de servicos de fluxo (streaming), acho q vai validar a desordem mental q eh ser homossexual (e tb o prazer sexual de maneira geral). pq vao inferir uma licao de moral.
ela acha-se uma libertina, provocateur, mirou, por ex, no la grand bouffe do Marco Ferretti, mas acertou numa especie de esquete delongada do Porta dos Fundos ou do Zorra Total So Para Altinhos.
Nossa, e toda aquela explicacao com imagens dos passado mostrando a maracutaia do anti-heroi foi vexatoria, no nivel de copia da copia de CSI. Nem Scooby-Doo teria feito algo tao preguicoso.
E a cena mais chocante, a da lambida do ralo, nem eh de cunho sexual per se; mas me chocou so msm pelo apelo escatologico e semi-comico; coisa q baboseiras como Todo Mundo Em Panico e American Pie ja fizeram ad nauseaum ha mais de 20 anos. E fiquei foi eh intrigado se aquilo era um adereco minuciosamente faux-envelhecido/sujado; ou se era uma ceramica decadente de verdade.
Mto melhor q a bruxa, porem acho q o q faz de a bruxa um filme considerado melhor eh o fato de q eh tudo mto escondido e nao explicitado ate o grande final. aki, a atmosfera de terror e imagens diretas se apresentam ja de inicio e durante td a projecao
a tal reviravolta eu ja esperava e nao sei pq. acho q houve 1 ou 2 pistas. mas msm assim nao engoli. achei um baita deus ex machina. mas eh um filme mto bom. nao ta entre os 3 melhores entretanto. pra mim os melhores sao opera, inferno e suspiria.
Achei midsommar quase que uma obra-prima. Mas depois de ver este aqui, nossa, como Midsommar empalideceu (sem rima com palha).
Ficou entre uma homenagem/pastiche e plagio/copia. O longa fica a um triz de descambar pra galhofa mas maestralmente, nao cruz a linha.
Mas lendo os comentarios aqui do povo raivoso revanchista anti cristianismo, estao passando mto pano pro tal paganismo fingindo nao ver q erotizam as criancas no filme e q sacrificam pessoas. Amo este vale td moral eh relativo; rsrs.
narrativamente eh superior ao suspiria. o trabalho de camera e cores esta no mesmo nivel de genialidade. peca por nao usar genero rock gotico q imortalizou suspiria como sendo o filme de horror com a melhor trilha da historia. gosto mto de como a narrativa o enredo nao se preocupa em contar estoria alguma, e descarta seus personagens, q achamos serem protagonistas, nos causando surpresa. na vdd o longa sequer possui um protagonista, visto q o Mark pouco aparece.
fraquissimo. ele tentou replicar o msm esqueleto dramatico: sacrificio familia e cenas de acao desenrolando ao redor de meio de transporte. eh um mad max nada convincente todo CGIzado com rompantes de velozes e furiosos.
aquele deus ex machina da ONU no final foi de doer.
as criticas sociais sao tao romero anos 60. novelao. teria sido ousado se tivessem deixado so o vilao vivo no final. o problema com o melodrama eh q os personagens sao unidimensionais, com excecao da senhora irma mais nova da outra idosa. as musicas sempre ditando qdo o espectador deve chorar. mas as composicoes para as cenas de acao foram boas, uma homenagem aos jogos resident evil antigos.
este filme eh mais B q os filmes Giallo. A trilha musical eh pavorosa de ruim. O filme nao eh razoavel, mas se tivesse terminado uma cena antes do final (qdo o Andrien Brody sai do hotel com os olhos marejados), teria sido ousado e subiria no meu conceito. enfim, nao sei como q um diretor fez obras tao inventivas ja logo na primeira decada de profissao, me faz algo tao inssosso e incipiente aqui.
tecnicamente eh um arroubo. fiquei fascinado. hipermediado, estilizado, feitichizado. nessa quadrilogia dos bichos ele cria uns personagens secundarios excentricos q sao mto interessantes. Gostei mto do aspecto de murder mystery mas eu ja tinha matado a charada mto antes da metade; possivelmente devido ao 1o filme do passaro de plumagem de cristal; q eh mto similar neste ponto. Os atores protagonistas sao bem fracos aqui, enquanto no Cristal, sao excelentes. Enfim, eh uma aula de cinema criativo em quesitos tecnicos.
Tony Musante esta soberbo. O final eh uma clara influencia de psicose. Dizem q o filme em si bebe da fonte q se chama hitchcock, apesar de eu nao ter visto mto disso nao.
nao consigo entender como mta gnt esta a dizer q kristen stewart rouba a cena e q consegue brilhar mais q binoche. Ela esta mto bem, porem Juliette esta perfeita, com uma gama de emocoes e nuances q Kristen ainda tem mto pela frente a trilhar
o verhoven disse q jamais discutiu filosofica ou psicologicamente a personagem com a Huppert, ele apenas a deixou no controle total. O resultado eh uma atuacao extremamente enigmatica e convincente.
td os atores estao excelentes e os personagens sao tds interessantissimos ao ponto q vc quer ver mais de cada um deles, pois tds ali possuem algum segredo ou falha de carater a ser explorada mais a fundo.
Um filme q mostra as mulheres no controle; o poderio masculino ali esta esvaido e os homens so sobrevivem por causa de suas respectivas esposas - e patroas!
Inclusive o estuprador so faz o q faz pq a personagem PERMITE e CONTROLA!
bem q eu tinha ficaado com uma pulga atras da orelha em relacao a esse boneco de ventriloco do filme. o boneco do jogos mortais foi influenciado pelo argento. trilha sonoro bem blaxploitation, achei experimental. infelizmente a obra nao chega aos pes de suspiria
nao sei se intencional, mas claramente influenciado por Existenz e Demonlover; ambos versam sobre multiversos e o q eh realidade, o q eh virtualidade; sexo e a relacao da sociedade para com o msm.
keira knightley pessima nas cenas de crise mental. o olhar dela sempre incondizente com as caras e bocas, sem verdade, como q se ela estivesse ali tentando encenar e nao viver.
melhor q Existenz do Cronenberg. Na vdd eh um filho adultero de Existenz com Videodrome.
nao sei se consideraria um filme extremo (new extremity) por faltar uma explicitez maior no sexo e carecer de uma violencia mais visceral.
Por falar em cronenberg, recentemente vi cosmopolis e o white house (esse eh do noah baumbach) e no site da criterion tem uma entrevista de 2023 em q o assayas diz q estava fascinado pelos livros do Delillo (autor dos 2 filmes q supracitei) e queria algo no mesmo terreno.
tenho resistencia subconsciente, e quica inconsciente, para com animacoes; logo, o filme estava mto interessante em conceituacao e execucao ate a chegada da segunda metade com a animacao.
Minha curta capacidade de foco nao conseguiu mto imergir ali.
filme gemeo (twin film) do Cosmopolis. Ambos sobre pessoas em stretch limosines; ambos sobre morte; ambos sobre a liquidez da vida. Ambos lancados no msm ano. Ambos ocupando as 2 primeiras posicoes da cahrieus du cinema.
eu confesso q o ritmo do ultimo ato, qdo a Kylie minogue entra em cena, prejudicou um pouco o resultado final.
tive uma dificuldade tremenda em terminar. tudo bem q ando dormindo mal, mas... uma premisa excelente e umas pepitas enterradas aki e ali, porem mto modorrento.
Provavelmente o 3o melhor filme do cromengebr, atras apenas de crimes 2022 e cosmopolis.
O filme sonficoi devendo meia estrela pq se vale de mto esteriotipo generico barato das celebridades sendo futeis, vis e dissimuladas; inclusive a Moore comprou essa parte e tem uma atuacao irregular, as primeira cena de sua personagem beira a caricatura de esquetes de humor.
Demons: Filhos das Trevas
3.7 200tao bom quanto o melhor de Dario Argento. Lamberto Bava nao fica devendo ao pai. Ao contrario do Brandon Cronenberg que eh muitissimo inferior ao pai.
Eu estava achando uma obra-prima, mas a chegada do 3o. ato enfraqueceu e ficou kitsch. Mas a cena pos-creditos retoma a genialidade.
O Mal Que Nos Habita
3.6 540 Assista AgoraIdentidade propria autoral = zero
Identidade Hollywood = 100.
Mas o diretor sabe o q esta fazendo com a camera e como fazer.
Porem o figurino e direcao de arte no geral eh pessima. As roupas de absolutamente tds eh extremamente aseada e nova em folha, como q se fossem modelos fotograficos.
A obra eh bastante agitada; eu diria q apressada; isso reduziu drasticamente os momentos de choque nas reviravoltas.
o irmao foi um personagem deixado de lado completamente, vc acha q ele eh co-protagonista, mas o roteiro nao soube o q fazer com ele dps q eles vao a casa da ex-esposa do protagonista.
Enfim, achei aguado, bem pras massas, sem personalidade autoral, tentou emular Hollywood. Mas eh eficiente.
Saltburn
3.5 862vai levar 3 estrelas pq a direcao de camera eh agil, e a fotografia eh inteligente e paga homenagens a hitchcok e nosferatu.
E tb pela atuacao do Barry.
roteiro com personagens mal desenvolvidos e alguns deles sao caricaturas. Sustenta-se por 2 reviravoltas.
Ao final da projecao, td o q se consegue pensar eh q ja vimos um enredo daquele inumeras vezes e mto mais bem construido e audaz.
Sim, msm as tais cenas sexuais foram mto inssossas e em conssonancia com regras do Youtube.
nao achei moralista e sequer misantropo, mas ressoo o q vc comentou. E mais, pode ser perigoso pq o espectador mais generico, o espectado de servicos de fluxo (streaming), acho q vai validar a desordem mental q eh ser homossexual (e tb o prazer sexual de maneira geral). pq vao inferir uma licao de moral.
ela acha-se uma libertina, provocateur, mirou, por ex, no la grand bouffe do Marco Ferretti, mas acertou numa especie de esquete delongada do Porta dos Fundos ou do Zorra Total So Para Altinhos.
Nossa, e toda aquela explicacao com imagens dos passado mostrando a maracutaia do anti-heroi foi vexatoria, no nivel de copia da copia de CSI. Nem Scooby-Doo teria feito algo tao preguicoso.
E a cena mais chocante, a da lambida do ralo, nem eh de cunho sexual per se; mas me chocou so msm pelo apelo escatologico e semi-comico; coisa q baboseiras como Todo Mundo Em Panico e American Pie ja fizeram ad nauseaum ha mais de 20 anos. E fiquei foi eh intrigado se aquilo era um adereco minuciosamente faux-envelhecido/sujado; ou se era uma ceramica decadente de verdade.
O Estigma de Satanás
3.2 37Mto melhor q a bruxa, porem acho q o q faz de a bruxa um filme considerado melhor eh o fato de q eh tudo mto escondido e nao explicitado ate o grande final. aki, a atmosfera de terror e imagens diretas se apresentam ja de inicio e durante td a projecao
Tenebre
3.8 132 Assista Agoraa tal reviravolta eu ja esperava e nao sei pq. acho q houve 1 ou 2 pistas.
mas msm assim nao engoli. achei um baita deus ex machina.
mas eh um filme mto bom. nao ta entre os 3 melhores entretanto. pra mim os melhores sao opera, inferno e suspiria.
O Homem de Palha
4.0 483 Assista AgoraAchei midsommar quase que uma obra-prima. Mas depois de ver este aqui, nossa, como Midsommar empalideceu (sem rima com palha).
Ficou entre uma homenagem/pastiche e plagio/copia.
O longa fica a um triz de descambar pra galhofa mas maestralmente, nao cruz a linha.
Mas lendo os comentarios aqui do povo raivoso revanchista anti cristianismo, estao passando mto pano pro tal paganismo fingindo nao ver q erotizam as criancas no filme e q sacrificam pessoas. Amo este vale td moral eh relativo; rsrs.
Terror na Ópera
3.6 114 Assista Agoraeis a magnum opus do Argento. Superou Suspiria e Inferno. nao entendo como este longa eh visto como um trabalho menor.
A Mansão do Inferno
3.4 184 Assista Agoranarrativamente eh superior ao suspiria. o trabalho de camera e cores esta no mesmo nivel de genialidade.
peca por nao usar genero rock gotico q imortalizou suspiria como sendo o filme de horror com a melhor trilha da historia.
gosto mto de como a narrativa o enredo nao se preocupa em contar estoria alguma, e descarta seus personagens, q achamos serem protagonistas, nos causando surpresa.
na vdd o longa sequer possui um protagonista, visto q o Mark pouco aparece.
Invasão Zumbi 2: Península
2.4 392 Assista Agorafraquissimo. ele tentou replicar o msm esqueleto dramatico: sacrificio familia e cenas de acao desenrolando ao redor de meio de transporte. eh um mad max nada convincente todo CGIzado com rompantes de velozes e furiosos.
aquele deus ex machina da ONU no final foi de doer.
Invasão Zumbi
4.0 2,1K Assista Agoraas criticas sociais sao tao romero anos 60. novelao. teria sido ousado se tivessem deixado so o vilao vivo no final.
o problema com o melodrama eh q os personagens sao unidimensionais, com excecao da senhora irma mais nova da outra idosa.
as musicas sempre ditando qdo o espectador deve chorar. mas as composicoes para as cenas de acao foram boas, uma homenagem aos jogos resident evil antigos.
A Garota Que Sabia Demais
3.8 36pareceu-me um hitchcock da era britanica ou talvez nos seus primeiros filmes falados (decada de 40)
Giallo - Reféns do Medo
2.4 86 Assista Agoraeste filme eh mais B q os filmes Giallo. A trilha musical eh pavorosa de ruim.
O filme nao eh razoavel, mas se tivesse terminado uma cena antes do final (qdo o Andrien Brody sai do hotel com os olhos marejados), teria sido ousado e subiria no meu conceito.
enfim, nao sei como q um diretor fez obras tao inventivas ja logo na primeira decada de profissao, me faz algo tao inssosso e incipiente aqui.
Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza
3.5 58tecnicamente eh um arroubo. fiquei fascinado. hipermediado, estilizado, feitichizado.
nessa quadrilogia dos bichos ele cria uns personagens secundarios excentricos q sao mto interessantes. Gostei mto do aspecto de murder mystery mas eu ja tinha matado a charada mto antes da metade; possivelmente devido ao 1o filme do passaro de plumagem de cristal; q eh mto similar neste ponto.
Os atores protagonistas sao bem fracos aqui, enquanto no Cristal, sao excelentes.
Enfim, eh uma aula de cinema criativo em quesitos tecnicos.
O Pássaro das Plumas de Cristal
3.8 103Tony Musante esta soberbo. O final eh uma clara influencia de psicose. Dizem q o filme em si bebe da fonte q se chama hitchcock, apesar de eu nao ter visto mto disso nao.
Acima das Nuvens
3.6 400nao consigo entender como mta gnt esta a dizer q kristen stewart rouba a cena e q consegue brilhar mais q binoche. Ela esta mto bem, porem Juliette esta perfeita, com uma gama de emocoes e nuances q Kristen ainda tem mto pela frente a trilhar
Elle
3.8 886o verhoven disse q jamais discutiu filosofica ou psicologicamente a personagem com a Huppert, ele apenas a deixou no controle total. O resultado eh uma atuacao extremamente enigmatica e convincente.
td os atores estao excelentes e os personagens sao tds interessantissimos ao ponto q vc quer ver mais de cada um deles, pois tds ali possuem algum segredo ou falha de carater a ser explorada mais a fundo.
Um filme q mostra as mulheres no controle; o poderio masculino ali esta esvaido e os homens so sobrevivem por causa de suas respectivas esposas - e patroas!
Inclusive o estuprador so faz o q faz pq a personagem PERMITE e CONTROLA!
Prelúdio Para Matar
4.0 257 Assista Agorabem q eu tinha ficaado com uma pulga atras da orelha em relacao a esse boneco de ventriloco do filme. o boneco do jogos mortais foi influenciado pelo argento.
trilha sonoro bem blaxploitation, achei experimental.
infelizmente a obra nao chega aos pes de suspiria
The Chasing World
3.4 83nao sei se intencional, mas claramente influenciado por Existenz e Demonlover; ambos versam sobre multiversos e o q eh realidade, o q eh virtualidade; sexo e a relacao da sociedade para com o msm.
Um Método Perigoso
3.5 1,1Kkeira knightley pessima nas cenas de crise mental. o olhar dela sempre incondizente com as caras e bocas, sem verdade, como q se ela estivesse ali tentando encenar e nao viver.
Espionagem na Rede
3.2 21 Assista Agoramelhor q Existenz do Cronenberg.
Na vdd eh um filho adultero de Existenz com Videodrome.
nao sei se consideraria um filme extremo (new extremity) por faltar uma explicitez maior no sexo e carecer de uma violencia mais visceral.
Por falar em cronenberg, recentemente vi cosmopolis e o white house (esse eh do noah baumbach) e no site da criterion tem uma entrevista de 2023 em q o assayas diz q estava fascinado pelos livros do Delillo (autor dos 2 filmes q supracitei) e queria algo no mesmo terreno.
O Congresso Futurista
3.9 295 Assista Agoratenho resistencia subconsciente, e quica inconsciente, para com animacoes; logo, o filme estava mto interessante em conceituacao e execucao ate a chegada da segunda metade com a animacao.
Minha curta capacidade de foco nao conseguiu mto imergir ali.
Holy Motors
3.9 651filme gemeo (twin film) do Cosmopolis. Ambos sobre pessoas em stretch limosines; ambos sobre morte; ambos sobre a liquidez da vida. Ambos lancados no msm ano. Ambos ocupando as 2 primeiras posicoes da cahrieus du cinema.
eu confesso q o ritmo do ultimo ato, qdo a Kylie minogue entra em cena, prejudicou um pouco o resultado final.
Crimes do Futuro
2.5 34 Assista Agorative uma dificuldade tremenda em terminar. tudo bem q ando dormindo mal, mas...
uma premisa excelente e umas pepitas enterradas aki e ali, porem mto modorrento.
Mapas para as Estrelas
3.3 477 Assista AgoraProvavelmente o 3o melhor filme do cromengebr, atras apenas de crimes 2022 e cosmopolis.
O filme sonficoi devendo meia estrela pq se vale de mto esteriotipo generico barato das celebridades sendo futeis, vis e dissimuladas; inclusive a Moore comprou essa parte e tem uma atuacao irregular, as primeira cena de sua personagem beira a caricatura de esquetes de humor.