Drama com ar de cinema independente que as situações retratadas nele mostram que a referência à cor da pele dos personagens seria o mote. Como eu não faço essa distinção em relação aos seres humanos em geral, fico incrédulo que algo assim tenha peso. Como vivemos num mundo racista.....
Fred em mais uma de suas aulas de cinema. Nesse capítulo (filme) vemos como a edição pode prender a atenção até o fim. E, como saber o peso histórico de certo ato e como o uso dramático dele traz o molho tão especial pra aquecer o roteiro e joga-lo ainda mais pra cima, tornando algo tão bom numa obra essencial e atemporal. O tema fica preso na data, mas a aula de cinema essa segue até o infinito pra se ver e rever sempre que puder.
O melhor Zeffirelli é o seu melhor porque não parece ter sido feito por ele. Aqui o doce exagerado do drama recebe doses exatas de lirismo e ecoam momentos divinos do Neo Realismo que os seus geniais contemporâneos criam pro êxtase dos amantes do cinema em escala mundial. Sempre que posso revejo por sua mensagem, pelo seu visual e sua contestação sobre a vida moderna que com o passar dos anos parece só piorar nas suas mesquinharias. Se o personagem principal vivesse hoje em dia seria queimado em praça publica em nome de algum deus (assim mesmo escrito) que adora o poder e o dinheiro.
Gracioso, envolvente, pefeito pra quem ama bicho; Rouba a cena : o coelho histriônico Snowball e seus exageros insanos. A gama de bichos, as situações malucas e o clima 'pode tudo' tomam a atenção até o final. Quem não ama bicho, certamente não é uma boa pessoa.
Equívoco, mais um, da filhota do gênio. Muitas cenas no escuro, tenta dar um clima soturno mas é falta de grana da produção. Atores não convencem, quer ser sensual, passar questionamentos; e nada acontece. Nem vou comparar com o original, seria muita covardia, senão ofensivo.
Assista o filme até o final. Depois procure o ano de produção e se faça a mesma pergunta que eu me fiz : "Como assim, ele foi feito em 1927 ?" Muitos dramas, novelas, séries famosas e amadas beberam nessa fonte. E ela permanece assim, fresca e apaixonante, perto do seu centenário. Ele lembra "Casablanca", menos na história, e mais na obra que todo mundo sabe como se desenvolve, como finaliza e mesmo assim assistimos com os olhos brilhando. Citando Umberto Eco sobre Casablanca "Nele, os clichês estão se divertindo" Em, Aurora, tb, Umberto. Eles se divertem e se emocionam.
Fime de Dtacula tem que ser em P & B. O jogo de sombras, a luz querendo furar o negro> Os cenários vitorianos, tudo remete pro suspense e o medo. Menos quando fecha no rosto do Bela e ele faz 'olhinho-de-hipnotizador", a vontade de rir vem na hora. Mas é um mito interpretando outro. E a evidência explode e joga o filme pra cima. Maravilhoso tanto quanto Frankenstein que foi lançado no mesmo ano.
Genial anti sci-fi, ou seja, só no final que se descobre ser uma sci-fi e n um drama sobre malucos. Bruce, maravilhoso. Brad, atuando, e Stone, linda. E o roteiro, exuberante. Direção primorosa num dos melhores filmes da década;.
Quando li o titulo, pensei : "Doc gringo sobre o salário mínimo no Brasil e o terror que ele proporciona todo mês". Mas não era. Premissa interessante : Dificuldades pra se transportar uma carga 'sensivel' em pleno deserto com problemas como terroristas, terreno repleto de minas, cobiça na equipe, mais terroristas, desavenças familiares, outro tanto de terrorista. E, mesmo assim. a trama não empolga. Atores e direção não ajudam. Mas se você se contenta com tiros, bombas e uma loira gostosa. Esse é o filme. Eu ainda acho que um doc sobre o salário no Brasil ficaria melhor.
Brando, Yul e o navio são o que há de melhor no filme. A 2ª WWW serve como pano de fundo pros embates morais, atitudes reprováveis e depreciação do ser humano. Mesma a tensão crescente na última meia hora demora a acontecer e não chega a tempo de jogar a trama pro alto. Faltou roteiro ou uma direção com melhores ideias.
M. Diilon brilha na pele do engenheiro-psicopata. Está tão exuberante que vou parar a escritapra ver quem levou o Oscar (essa bobagem que a gente, infelizmente, leva a sério). voltei. Foi o Gary Oldman. Menos mal que foi um ator de trajetória digna e que merecia levar quando fez o Drácula ou o Sid. Mas vai lá, não chega nem perto do que Matt faz, ele nem foi indicado ! Mas os 'velhinhos' da Academia só premiam 'malucos do mal' se forem fantasiados (Coringa). Gente como a gente eles acham melhor evitar. Por que se isso fosse valer, Kevin Bacon já tinha a sua estatueta. Nem vou entrar nas implicações morais, filosóficas, humor negro, fotografia amadora de propósito (Lars revivendo os tempos na terra natal ) e a violência como elemento dominador pra se contar uma história. Nada ali é gratuito. Cabe a você descobrir o propósito. Ou não. Apenas veja e fique chocado com a capacidade humana de destruir outro seres da sua espécie de maneira aleatória e apenas pelo ato em si. E lembre que nós somos os únicos no planeta que procede dessa maneira.
Relações pessoais são complicadas. As pessoas são diferentes. Pensam e agem de maneiras diferentes. O mais difícil é aceitar essas diferenças. Nada é fácil. Viver não é fácil. Viver na ignorância é facinho. A arte ajuda a pensar. Refletir. Contestar. Esclarecer. Este filme do Jesse joga luz sobre questões familiares, de amizade e amor. O seu cheirinho de cinema independente ficou no ar da casa.
Um Huston menor com elenco de ouro : Burt, Audrey, Gish, Audie,e Doug, e nesse caso todos da mesma familia. Tendo a questão racial como tema, e a presença de Lilian Gish, do magistral "Intolerância" do gênio Griffith, reforça o ódio às minorias tão comum na cultura americana e o estilo inventado por eles, o faroeste, tem grande parte da sua vasta produção direcionado por esse viés maldito. Huston soa conformista, quase um sub-Ford, mas a fotografia, Burt-Audrie entrosados e Gish com o peso da sua presença dramática fazem o filme merecer ser visto, e pra quem conseguir ver todo, ele cresce muito no final.
Contra-indicado pra machistas, misóginos, cretinos, abusadores e todo tipo de gente que acham que toda mulher deve ser subjugada. E o final 'aberto-poético' é belissimo. Pelo que elas representam não mereciam terminar crivadas de balas (como Faye e Warren ) Não é e nunca foi. Esse o tema do filme que cresce a cada minuto e se torna um "Bonnie e Clide", delas duas contra eles, a sociedade machista. Cena antológica :O caminhoneiro pervertido tem seu caminhão explodido. Pena que a sua podridão não foi junto. Geena e Susan funcionam. Harvey, Brad e Madsen dão um molho. E a paisagem do Grand Canyon é a tal liberdade que elas tanto almejam. Ficou com raivinha do meu texto ? Vá se tratar. Ou melhor ainda, assume o que você é e não desconte suas frustações nas mulheres à sua volta. Ainda existe a felicidade. Colorida ou não.
Tem o tal clima tenso pra esse tipo de filme. Mesmo que o navio apareça como parte importante, onde a ação se desenrola e é mostrado em suas partes, cordas, velas, rangidos, quase um personagem. Mas os furos do roteiro, a falta de carisma dos atores e o ambiente claustrofóbico de um navio, péssimo pro fantástico se desenvolver, jogam o filme pra baixo e ele fica arrastado e desinteressante.
A grande dúvida seria : A quem se refere o título ? Quem não se permite conqustar ? Os 'pele-vermelhas' ? Os nativos americanos que depois emendariam a guerra de independência contra os britânicos ? Ou o casal Cooper- Goddard que não se rende em frente aos infortúnios da vida ? Mesclando romance, questões socias, racismo, canalhice e outros tipos de sordidez típicas da raça humana esse filme é acima da média pra época. E a dupla de astros sobra com louvor, e filmado 5 anos antes do filmaço "High noon", com o mestre Fred dando aula de linguagem com Cooper extraordinário, e a ex-senhora Chaplin no auge da maturidade mostra qualidades, eu prefiro sua beleza em P & B, e ela era mais nova.
O mais fraco dos 3 dirigidos por R. Farias. Focado em contar uma história sai do esquema RIchard Lester-Beatles e entra no automobilismo. uma das paixões de Roberto Carlos. O filme vale pelos atores (Raul, Reginaldo, Flávio, Mário) e sem as músicas da dupla Roberto & Erasmo a trama perde muito, mesmo que o carisma de Erasmo jogue muita cenas lá pra cima.
O tal 'matador' do título, que aliás, não mata ninguém, na versão atual (Jake) convence mais que o original (Patrick). O filme até começa bem, mas se perde nas soluções fáceis. E, entre o leão-de-chácara-gente-boa e o bando de vilões-bregas-burros-como-uma-porta pouca coisa se salva e o dejavu dura o filme todo.
Praticamente impossível um filme em que o produtor seja também o protagonista e o resultado seja satisfatório. Não rola. Quem coloca grana tem o domínio do produto final e ele vai querer se ver no auge da beleza, se dando bem em cena e não liga pra qualidade do que vai na tela. Esse da donzela em apuros eu consegui ver numa boa até a cena da DR com o dragão. Mas ficou muito Disney pro meu gosto. E, a cena da chama na caverna torrando os pássaros, e eles se debatendo enquanto ardiam em chamas parecia levar a trama por um caminho, a mão (bela) da sua produtora apontou em outro. Perde a arte.
Como fizeram com o Shang-Chi : deixaram o nome do personagem e recriaram totalmente a trama dele e do seu entorno. Uma picaretagem que se repete nesse coadjuvante do Homem-Aranha de relevância quase nula. O pessoal da MCU gosta de fazer filme ruim.
Transformar os icônicos monstros de filme de terror em um mero embate corporativo tendo um parque de diversões como pano de fundo. Pouco funciona, mas tem alguns bons momentos e uma personagem que leva a trama em torno de si : a bruxa hipster Gretchen, com seu visual esperto, camiseta do NIN e vassoura-skate irada. O filme é ela. Tudo se encaixa sem sustos e com a redenção já esperada. Gretchen merecia um filme solo.
Mil e Um
3.7 17 Assista AgoraDrama com ar de cinema independente que as situações retratadas nele mostram que a referência à cor da pele dos personagens seria o mote. Como eu não faço essa distinção em relação aos seres humanos em geral, fico incrédulo que algo assim tenha peso. Como vivemos num mundo racista.....
Alcatraz: Fuga Impossível
4.0 526 Assista AgoraAula de cinema da dupla Don-Clint. Pra ver e rever sempre.
O Dia do Chacal
4.0 51 Assista AgoraFred em mais uma de suas aulas de cinema.
Nesse capítulo (filme) vemos como a edição pode prender a atenção até o fim.
E, como saber o peso histórico de certo ato e como o uso dramático dele traz o molho tão especial pra aquecer o roteiro e joga-lo ainda mais pra cima, tornando algo tão bom numa obra essencial e atemporal. O tema fica preso na data, mas a aula de cinema essa segue até o infinito pra se ver e rever sempre que puder.
Irmão Sol, Irmã Lua
3.9 107 Assista AgoraO melhor Zeffirelli é o seu melhor porque não parece ter sido feito por ele.
Aqui o doce exagerado do drama recebe doses exatas de lirismo e ecoam momentos divinos do Neo Realismo que os seus geniais contemporâneos criam pro êxtase dos amantes do cinema em escala mundial. Sempre que posso revejo por sua mensagem, pelo seu visual e sua contestação sobre a vida moderna que com o passar dos anos parece só piorar nas suas mesquinharias. Se o personagem principal vivesse hoje em dia seria queimado em praça publica em nome de algum deus (assim mesmo escrito) que adora o poder e o dinheiro.
Pets: A Vida Secreta dos Bichos
3.5 939 Assista AgoraGracioso, envolvente, pefeito pra quem ama bicho;
Rouba a cena : o coelho histriônico Snowball e seus exageros insanos.
A gama de bichos, as situações malucas e o clima 'pode tudo' tomam a atenção até o final.
Quem não ama bicho, certamente não é uma boa pessoa.
O Estranho que Nós Amamos
3.2 615 Assista AgoraEquívoco, mais um, da filhota do gênio. Muitas cenas no escuro, tenta dar um clima soturno mas é falta de grana da produção. Atores não convencem, quer ser sensual, passar questionamentos; e nada acontece.
Nem vou comparar com o original, seria muita covardia, senão ofensivo.
Aurora
4.4 205 Assista AgoraAssista o filme até o final. Depois procure o ano de produção e se faça a mesma pergunta que eu me fiz : "Como assim, ele foi feito em 1927 ?"
Muitos dramas, novelas, séries famosas e amadas beberam nessa fonte. E ela permanece assim, fresca e apaixonante, perto do seu centenário.
Ele lembra "Casablanca", menos na história, e mais na obra que todo mundo sabe como se desenvolve, como finaliza e mesmo assim assistimos com os olhos brilhando.
Citando Umberto Eco sobre Casablanca "Nele, os clichês estão se divertindo"
Em, Aurora, tb, Umberto. Eles se divertem e se emocionam.
Drácula
3.9 296 Assista AgoraFime de Dtacula tem que ser em P & B. O jogo de sombras, a luz querendo furar o negro> Os cenários vitorianos, tudo remete pro suspense e o medo.
Menos quando fecha no rosto do Bela e ele faz 'olhinho-de-hipnotizador", a vontade de rir vem na hora. Mas é um mito interpretando outro. E a evidência explode e joga o filme pra cima. Maravilhoso tanto quanto Frankenstein que foi lançado no mesmo ano.
Os 12 Macacos
3.9 1,1K Assista AgoraGenial anti sci-fi, ou seja, só no final que se descobre ser uma sci-fi e n um drama sobre malucos. Bruce, maravilhoso. Brad, atuando, e Stone, linda. E o roteiro, exuberante. Direção primorosa num dos melhores filmes da década;.
O Salário do Medo
2.4 22 Assista AgoraQuando li o titulo, pensei : "Doc gringo sobre o salário mínimo no Brasil e o terror que ele proporciona todo mês". Mas não era.
Premissa interessante : Dificuldades pra se transportar uma carga 'sensivel' em pleno deserto com problemas como terroristas, terreno repleto de minas, cobiça na equipe, mais terroristas, desavenças familiares, outro tanto de terrorista.
E, mesmo assim. a trama não empolga. Atores e direção não ajudam.
Mas se você se contenta com tiros, bombas e uma loira gostosa. Esse é o filme.
Eu ainda acho que um doc sobre o salário no Brasil ficaria melhor.
Morituri
3.6 14 Assista AgoraBrando, Yul e o navio são o que há de melhor no filme. A 2ª WWW serve como pano de fundo pros embates morais, atitudes reprováveis e depreciação do ser humano. Mesma a tensão crescente na última meia hora demora a acontecer e não chega a tempo de jogar a trama pro alto. Faltou roteiro ou uma direção com melhores ideias.
A Casa Que Jack Construiu
3.5 789 Assista AgoraM. Diilon brilha na pele do engenheiro-psicopata. Está tão exuberante que vou parar a escritapra ver quem levou o Oscar (essa bobagem que a gente, infelizmente, leva a sério). voltei. Foi o Gary Oldman. Menos mal que foi um ator de trajetória digna e que merecia levar quando fez o Drácula ou o Sid. Mas vai lá, não chega nem perto do que Matt faz, ele nem foi indicado ! Mas os 'velhinhos' da Academia só premiam 'malucos do mal' se forem fantasiados (Coringa). Gente como a gente eles acham melhor evitar. Por que se isso fosse valer, Kevin Bacon já tinha a sua estatueta.
Nem vou entrar nas implicações morais, filosóficas, humor negro, fotografia amadora de propósito (Lars revivendo os tempos na terra natal ) e a violência como elemento dominador pra se contar uma história. Nada ali é gratuito. Cabe a você descobrir o propósito. Ou não. Apenas veja e fique chocado com a capacidade humana de destruir outro seres da sua espécie de maneira aleatória e apenas pelo ato em si. E lembre que nós somos os únicos no planeta que procede dessa maneira.
Quando Você Terminar de Salvar o Mundo
3.1 29 Assista AgoraRelações pessoais são complicadas. As pessoas são diferentes. Pensam e agem de maneiras diferentes. O mais difícil é aceitar essas diferenças. Nada é fácil. Viver não é fácil. Viver na ignorância é facinho. A arte ajuda a pensar. Refletir. Contestar. Esclarecer. Este filme do Jesse joga luz sobre questões familiares, de amizade e amor. O seu cheirinho de cinema independente ficou no ar da casa.
O Passado Não Perdoa
3.6 57 Assista AgoraUm Huston menor com elenco de ouro : Burt, Audrey, Gish, Audie,e Doug, e nesse caso todos da mesma familia.
Tendo a questão racial como tema, e a presença de Lilian Gish, do magistral "Intolerância" do gênio Griffith, reforça o ódio às minorias tão comum na cultura americana e o estilo inventado por eles, o faroeste, tem grande parte da sua vasta produção direcionado por esse viés maldito.
Huston soa conformista, quase um sub-Ford, mas a fotografia, Burt-Audrie entrosados e Gish com o peso da sua presença dramática fazem o filme merecer ser visto, e pra quem conseguir ver todo, ele cresce muito no final.
Até o Limite
2.4 44 Assista AgoraComo ser um cretino num mundo repleto de imbecis. E, o astro principal uma figura como Mel Gibson. Diz muito.
Thelma & Louise
4.2 968 Assista AgoraContra-indicado pra machistas, misóginos, cretinos, abusadores e todo tipo de gente que acham que toda mulher deve ser subjugada.
E o final 'aberto-poético' é belissimo. Pelo que elas representam não mereciam terminar crivadas de balas (como Faye e Warren )
Não é e nunca foi. Esse o tema do filme que cresce a cada minuto e se torna um "Bonnie e Clide", delas duas contra eles, a sociedade machista.
Cena antológica :O caminhoneiro pervertido tem seu caminhão explodido. Pena que a sua podridão não foi junto.
Geena e Susan funcionam. Harvey, Brad e Madsen dão um molho. E a paisagem do Grand Canyon é a tal liberdade que elas tanto almejam.
Ficou com raivinha do meu texto ? Vá se tratar. Ou melhor ainda, assume o que você é e não desconte suas frustações nas mulheres à sua volta. Ainda existe a felicidade. Colorida ou não.
Drácula: A Última Viagem do Deméter
2.9 236 Assista AgoraTem o tal clima tenso pra esse tipo de filme. Mesmo que o navio apareça como parte importante, onde a ação se desenrola e é mostrado em suas partes, cordas, velas, rangidos, quase um personagem. Mas os furos do roteiro, a falta de carisma dos atores e o ambiente claustrofóbico de um navio, péssimo pro fantástico se desenvolver, jogam o filme pra baixo e ele fica arrastado e desinteressante.
Os Inconquistáveis
3.6 7 Assista AgoraA grande dúvida seria : A quem se refere o título ? Quem não se permite conqustar ?
Os 'pele-vermelhas' ? Os nativos americanos que depois emendariam a guerra de independência contra os britânicos ? Ou o casal Cooper- Goddard que não se rende em frente aos infortúnios da vida ?
Mesclando romance, questões socias, racismo, canalhice e outros tipos de sordidez típicas da raça humana esse filme é acima da média pra época. E a dupla de astros sobra com louvor, e filmado 5 anos antes do filmaço "High noon", com o mestre Fred dando aula de linguagem com Cooper extraordinário, e a ex-senhora Chaplin no auge da maturidade mostra qualidades, eu prefiro sua beleza em P & B, e ela era mais nova.
Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora
2.8 32O mais fraco dos 3 dirigidos por R. Farias. Focado em contar uma história sai do esquema RIchard Lester-Beatles e entra no automobilismo. uma das paixões de Roberto Carlos. O filme vale pelos atores (Raul, Reginaldo, Flávio, Mário) e sem as músicas da dupla Roberto & Erasmo a trama perde muito, mesmo que o carisma de Erasmo jogue muita cenas lá pra cima.
Matador de Aluguel
3.1 280 Assista AgoraO tal 'matador' do título, que aliás, não mata ninguém, na versão atual (Jake) convence mais que o original (Patrick). O filme até começa bem, mas se perde nas soluções fáceis. E, entre o leão-de-chácara-gente-boa e o bando de vilões-bregas-burros-como-uma-porta pouca coisa se salva e o dejavu dura o filme todo.
Donzela
3.1 301 Assista AgoraPraticamente impossível um filme em que o produtor seja também o protagonista e o resultado seja satisfatório. Não rola. Quem coloca grana tem o domínio do produto final e ele vai querer se ver no auge da beleza, se dando bem em cena e não liga pra qualidade do que vai na tela. Esse da donzela em apuros eu consegui ver numa boa até a cena da DR com o dragão. Mas ficou muito Disney pro meu gosto. E, a cena da chama na caverna torrando os pássaros, e eles se debatendo enquanto ardiam em chamas parecia levar a trama por um caminho, a mão (bela) da sua produtora apontou em outro. Perde a arte.
[spoiler][/spoiler]
Madame Teia
2.1 243 Assista AgoraComo fizeram com o Shang-Chi : deixaram o nome do personagem e recriaram totalmente a trama dele e do seu entorno. Uma picaretagem que se repete nesse coadjuvante do Homem-Aranha de relevância quase nula. O pessoal da MCU gosta de fazer filme ruim.
A Rainha Guerreira
2.1 6 Assista AgoraFilme com produção pobre, repleto de clichês e com forte apelo feminista (basta ver o título)
Zumbilênio: O Parque dos Monstros
3.5 9 Assista AgoraTransformar os icônicos monstros de filme de terror em um mero embate corporativo tendo um parque de diversões como pano de fundo. Pouco funciona, mas tem alguns bons momentos e uma personagem que leva a trama em torno de si : a bruxa hipster Gretchen, com seu visual esperto, camiseta do NIN e vassoura-skate irada. O filme é ela. Tudo se encaixa sem sustos e com a redenção já esperada. Gretchen merecia um filme solo.